Cartas que Escrevi Antes de Você, publicado pela HarperCollins e escrito por Cynthia Hand, vai apresentar uma história emocionante e que o passado não é capaz de definir o seu futuro, mas ele pode ajudar a encontrar o seu caminho.
Nessa história nós vamos conhecer a Cassandra, uma personagem que tem os melhores pais do mundo, uma melhor amiga em que pode contar todos os seus segredos e já sabe o que quer cursar na faculdade. Para ela, está perfeito e não trocaria nada disso no mundo, porém, há algo que ela precisa descobrir para se sentir completa: saber de onde veio.
Cassandra ama a sua vida e principalmente seus pais adotivos, mas sente que falta essa informação do passado para seguir com a sua vida. Há muitas questões das quais nem seus pais adotivos podem responder. Como descobrir sua verdadeira identidade e seu verdadeiro caminho sem essa resposta? É quando ela decide iniciar a busca por sua mãe biológica.
"Grandes acontecimentos da vida acontecem quando estão prontos para acontecerem, não importa o que está rolando." (pág. 25)
Essa jornada não será algo fácil, pois tudo o que ela tem são cartas escritas dezoito anos atrás e assinada apenas como "S". As chances de encontrá-la são bem difíceis. Cassandra precisará encontrar pistas sobre sua aparência, família, endereço e até mesmo personalidade para desvendar esse enorme segredo. Mas será que ela está realmente preparada para descobrir tudo sobre seu passado?
Inúmeros questionamentos começam a surgir, assim como as dúvidas, medos, anseios e preocupações com seus pais adotivos e com o que ela descobrirá sobre seu passado. Junto com tudo isso, Cassandra está passando por surgimento do novo amor, inscrições para a faculdade, problemas com sua melhor amiga e com a doença de sua mãe adotiva. Como conseguir sobreviver ao avalanche de sentimentos e emoções?
Cartas que Escrevi Antes de Você foi meu segundo contato com a Cynthia Hand. O primeiro livro que li da autora foi "o último adeus" (magnífico, por sinal) e nessa história não foi diferente. Ela consegue, através da sua narrativa, conquistar o leitor e deixá-lo totalmente imerso ao que está acontecendo.
O que conquista muito nessa obra é que, a cada três capítulos, a autora apresenta uma carta da mãe biológica de Cassandra. Assim, a gente consegue entender um pouco mais sobre ela, sua personalidade e o porquê a colocou para adoção. Tudo acontece aos poucos, mas a gente se apega e entende perfeitamente a sua jornada.
"Sentimentos não são nada confiáveis, sentimentos podem ser voláteis como você diz, sentimentos não servem como base para grandes decisões." (pág. 140)
Assim como também entendemos a vida de Cassandra. Apesar de em alguns momentos ter ficado um pouco irritada com algumas de suas atitudes, é compreensível ter agido daquela forma, afinal, ela estava passando por um turbilhão de sentimentos e emoções. Chega um momento que a gente não consegue lidar com tudo isso e acabamos explodindo. Diria que a personagem é gente como a gente.
A autora soube como apresentar muitas questões importantes ao longo da narrativa, tudo feito de forma delicada e com humor. Alguns pontos não foram completamente detalhados, com racismo e sexualidade, mas ainda assim, ela soube trazer os temas com leveza. O ponto bem explorado é sobre adoção. Cynthia Hand soube como trabalhar perfeitamente essas questões com a sua escrita fluída.
E apesar de ter gostado bastante do desenrolar da trama, confesso que em alguns momentos, achei que tudo demorou para desenrolar. A autora criou um cenário perfeito ao longo dos capítulos, porém, em certos momentos, poderia ter sido mais objetiva.
Porém, o que me incomodou um pouco foi o final aberto. Isso me trouxe alguns questionamentos: será que teremos outro livro? Como a vida de Cassandra seguirá após essa descoberta? Talvez não tenha respostas e fique por conta da minha imaginação.
De qualquer forma, o livro apresenta boas lições e aprendizados. A gente consegue perceber que o passado realmente não é capaz de definir o nosso futuro, mas realmente precisamos de respostas sobre ele para que possamos seguir com a nossa vida e encontrarmos o nosso caminho, o nosso verdadeiro eu.
Cartas que Escrevi Antes de Você é uma leitura muito boa. É aquele livro onde conseguimos nos envolver com a trama, conhecemos perfeitamente os personagens e todos os seus problemas, e torcemos por um felizes para sempre.
"Quando estiver passando por uma fase ruim, precisa se apoiar nas pessoas que te amam." (pág. 206)
Escritora: Cynthia Hand
Editora: HarperCollins
Tradução: Paula Di Carvalho
Páginas: 368
Lançamento: 2020
Gênero: jovem adulto
SINOPSE
Cassandra McMurtrey tem os melhores pais que uma garota poderia querer. Eles deram a Cass uma vida que a jovem não trocaria por nada neste mundo. Ela tem tudo de que precisa ― exceto, talvez, o que mais deseja: saber quem é e de onde veio. E, não importa o quanto a amem, estas são questões que seus pais adotivos não podem responder. Motivadas pelo desejo de conhecer suas origens, Cass inicia uma busca para encontrar a mãe biológica.
Mas tudo que ela tem são cartas escritas dezoito anos antes e assinadas apenas como “S”. Através desses textos, ela precisa achar pistas sobre a aparência, a família, o endereço e a personalidade da mulher que lhe entregou para a adoção. No entanto, isso também traz à tona novas perguntas e preocupações. Afinal, ela deve investigar seu passado tão profundamente?
Como seus pais vão reagir quando souberem o que ela está fazendo? Sua mãe biológica quer mesmo ser encontrada? Além de tudo, Cass ainda precisa lidar com as dificuldades enfrentadas por qualquer adolescente, como a escolha da faculdade e o surgimento de um novo amor. E a pressão que sofre do pai para se matricular na mesma faculdade que ele cursou, a inveja que sente da melhor amiga quando ela ganha uma bolsa de estudos na universidade dos seus sonhos ou o fato de sua mãe adotiva estar no hospital há meses não ajudam em nada.
Postar um comentário