Resenha | As violetas de março, de Sarah Jio

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

 Como um antigo diário pode ser capaz de mudar o presente? As Violetas de Março, de Sarah Jio, vai contar uma história sobre amor, traição e uma conexão entre o passado e o presente, capaz de mudar o rumo de sua história. 

Sarah Jio

Emily Taylor é uma escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Escreveu uma obra, foi um enorme sucesso, mas sente que não colocou totalmente seu coração naquelas páginas e há anos não consegue escrever uma nova história.

Agora que seu casamento, que parecia ideal, está acabando após a traição de seu marido, sente que perdeu o propósito de sua vida. Ela precisa encontrar uma maneira de recomeçar e é quando decide passar um tempo em Bainbridge - uma ilha onde morou quando pequena.

Sempre foi apaixonada por esse lugar e acredita que passar o mês de março por lá pode ser o seu recomeço. Mas o que Emily não esperava era encontrar um diário da década de 1940 no fundo da gaveta da casa de sua tia Bee. Com o diário em mãos, ela se envolve com as pessoas ali descritas e começa a querer desvendar todo o mistério por trás daquelas páginas.

Nesse momento em diante, Emily percebe que a sua missão naquela ilha está além de se reencontrar e escrever uma nova história; ela sente que precisa ajudar essas pessoas a encontrarem o seu "felizes para sempre".


Já tinha um bom tempo que eu não lia nada da Sarah Jio e confesso que essa era uma obra que sempre me despertava interesse, ainda mais por inúmeros comentários positivos sobre a mesma, mas sempre "deixava para depois" e nunca lia. Agora que conheci a história da Emily, posso dizer mais sobre a sua jornada.

A Emily é uma personagem como a gente. Está passando por momentos difíceis em seu relacionamento e precisa encontrar maneiras de recomeçar a sua jornada. Ela também procura maneiras de escrever uma nova obra, mas parece que nada consegue ser de coração. Quantas vezes nós também não tentamos fazer algo e sentimos que precisamos dedicar mais do nosso coração em determinado projeto?

E é quando ela viaja para essa linha que começamos a entender mais sobre a vida da personagem e a sua trajetória. Além de reencontrar um amor do passado, ela acaba sentindo seu coração bater mais forte por outro morador dessa ilha, mas não sente que está preparada para enfrentar essa nova questão do coração. Tudo que ela precisa mesmo é escrever e desvendar a história do diário.

"A vida é muito curta para se preocupar com as consequências quando se ama alguém como eu a amo." (pág. 81)

O diário é algo que realmente instiga a atenção do leitor, pois a Sarah Jio foi dividindo em vários capítulos, deixando aquela curiosidade em saber como toda aquela história iria acabar. É uma história que realmente faz o coração ficar apertadinho em muitos momentos e dá vontade de desvendar tudo junto com a Emily.

Por outro lado, senti que em muitos momentos a autora poderia ter explorado um pouco mais alguns elementos da trama, como alguns diálogos, acontecimentos e até mesmo o romance. Gosto da forma como ela criou esse enigma em torno de todo o diário e ela soube como fechar esse ciclo perfeitamente bem, porém, as outras questões da Emily, senti que ficaram em aberto e aconteceram de uma maneira bem rápida.

Um ponto que gostei bastante da narrativa é que o livro todo acontece no mês de março. Vamos acompanhar toda essa trajetória desde o primeiro dia do mês até o último. Então é possível imaginar quantas reviravoltas e acontecimentos podem acontecer em 30 dias, né?

Ainda assim, posso dizer que As Violetas de Março é uma história emocionante e cheia de reflexões. Me fez perceber que devemos lutar pelo amor, pois nunca saberemos até quando o teremos em nossa vida. Muitas vezes, apesar de parecer difícil ou quase impossível, precisamos seguir o nosso coração.

Esse é um romance que fala da força do amor verdadeiro, sobre como o destino é capaz de pregar algumas peças e nos fazer duvidar até de nós mesmos e em como podemos ser felizes, mesmo que tudo pareça conspirar contra. Precisamos ter força para lutar por tudo aquilo que acreditamos.

🌺 livro disponível também no Kindle Unlimited.



Você pode gostar também:



Sarah Jio
Compre: AMAZON

Título original: The violets of march
Escritora: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Ano: 2013
Gênero: romance
Classificação: +14

SINOPSE
Emily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio.Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar.
Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta.
Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história.
Assim como as violetas que desabrocham fora de estação para mostrar que tudo é possível, a vida de Emily Taylor poderá tomar um rumo improvável e cheio de possibilidades.

Postar um comentário