Ser abandonada por alguém que você ama já é algo bem difícil, mas imagina isso acontecer alguns dias após o casamento, na lua de mel?
Marnie queria ter uma vida comum: um marido, um filho e, quem sabe, uma minivan no subúrbio. E ela estava prestes a começar a sua vida com alguém que ela amava tanto.
No entanto, as coisas começam a ficar um pouco diferentes quando Marnie conhece Blix, a tia-avó de seu noivo, que tem um sexto sentido bem aguçado e ela revela algumas coisas para Marnie, de como ela tem uma vida grandiosa e há muitas mudanças pela frente.
E é quando, no dia de seu casamento, Noah aparece e está prestes a desistir de tudo. Porém, mesmo relutante e com muita insistência de Marnie, eles acabam se casando, mas é na lua de mel que o pedido de divórcio vem e as coisas começam a acontecer na vida da nossa personagem, assim como uma herança completamente inesperada.
Sabe aquele livro que a gente já começa a ler esperando pelo momento trágico da personagem, onde inúmeras coisas irão acontecer e a trama começará a desenrolar desse ponto em diante? Exatamente dessa forma que estava me sentindo com “aprendiz de casamenteira”.
Intercalado no ponto de vista de Marnie e Blix, a gente conhece muito sobre as duas personagens.
Marnie tem 29 anos, está prestes a se casar e começar a família que sempre desejou. Mas quando tudo muda em sua vida, é largada por alguém que ela tanto amava, reencontra alguém do passado, sua irmã acaba de ganhar um bebê e ela herda uma herança bem inesperada, tudo começa a mudar em sua jornada.
Nos capítulos de Blix, percebemos uma senhora bem intrometida na vida dos outros, onde ela consegue perceber quem é a alma gêmea de outra pessoa e “mexe os pauzinhos” para que essas pessoas acabem juntas. E quando ela conheceu Marnie, percebeu que seu destino não era com seu sobrinho e, sim, com outra pessoa.
Só que Blix está doente e ela não sabe quantos dias ainda lhe restam, então, é quando, em seu testamento, ela deixa o apartamento para Marnie porque sabe que a jovem fará o que for certo e recomeçará a sua vida do jeito que deveria ser.
Então, conseguimos acompanhar ao longo dos capítulos essas trajetórias, em como suas pessoas de gerações diferentes estavam destinadas a terem seus caminhos cruzados e como a vida de Marnie ganhou um novo rumo após tudo.
E eu gostei do desenrolar da trama. Gostei da forma como Maddie Dawson conduziu toda a história, mas tenho algumas ressalvas.
Uma das minhas ressalvas é com relação à idade da personagem. Ao longo dos capítulos, é difícil entender em como Marnie tem 29 anos. Suas atitudes, em certos pontos, acabam sendo bem diferentes de sua idade. Tem algo específico na leitura onde ela tomou uma atitude bem impulsiva, mas de grande responsabilidade e que, para mim, não funcionou.
Outra ressalva é com relação à Blix. Adorei essa senhorinha. Ela realmente cativou bastante em diversos momentos, porém, a decisão dela com relação à sua doença e como ela decidiu lidar com tudo, não sei se foi algo que gostei, sabe? Isso me deixou um pouco incomodada ao longo da trama.
Exceto isso, “aprendiz de casamenteira” foi uma leitura que fluiu muito bem. Existem momentos de reflexões ao longo da história e os diálogos são bem simples e fáceis de compreender. E confesso que me despertou interesse para ler o segundo livro dessa duologia: casamenteira em apuros.
Uma leitura que mostra que, por mais que desejamos que nossa vida seja de uma certa maneira, o destino trabalha da sua própria forma e nos mostra outras possibilidades, novas escolhas, um novo caminho. Que temos que estar dispostos a viver a vida da melhor maneira e encontrar beleza nas pequenas coisas.
COMPRE NA AMAZON — clique aqui.
Título original: Matchmaking for beginnersEscritora: Maddie Dawson
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 384
Ano: 2023
Gênero: romance contemporâneo
Classificação: +15
SINOPSE
Marnie MacGraw deseja uma vida comum: marido, filhos e uma minivan no subúrbio. Agora que está se casando com o homem dos seus sonhos, ela tem certeza de que essa será a sua vida. No entanto, tudo muda quando Marnie conhece Blix Holliday, a tia-avó geniosa de seu noivo ― e que tem um sexto sentido para encontrar pares perfeitos. Blix está à beira da morte e prevê grandes mudanças na vida de Marnie, que num piscar de olhos vê seu tão almejado casamento e seu futuro perfeitinho irem por água abaixo.
Assim, quando Marnie herda a casa de Blix no Brooklyn, junto a todos os seus “projetos” incompletos, restará a ela dar continuidade ao legado da otimista octogenária. Desde os vizinhos da nova casa, um grupo de desajustados, até um vira-lata chamado Bedford, a missão de Marnie é fazer com que encontrem o amor e um local para chamarem de lar. Marnie não acredita em seu potencial, mas Blix, de algum modo, sempre soube que a jovem era a pessoa perfeita para ficar em seu lugar e completar os planos de formar os pares perfeitos.
Blix também tinha razão sobre algumas coisas que Marnie precisará aprender do jeito mais sofrido: que o amor é difícil de reconhecer, e que aqueles que mais rechaçam o amor geralmente são as pessoas que mais precisam dele.
Postar um comentário