7 livros que me fizeram refletir ao longo da leitura

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Adoro quando os livros proporcionam reflexões e essas 7 leituras que separei são perfeitas para isso!

livros reflexivos


Um caso improvável

Um livro que mostra em como um acontecimento inesperado pode mudar completamente a nossa trajetória, principalmente o nosso coração. Em como encontros podem curar a ausência, mas também pode parti-lo muito mais.

Rebecca Yarros
SINOPSE
Izzy Astor não tem as melhores expectativas ao embarcar em um avião de volta para casa. É a típica experiência de viajar durante o feriado: agitação, tumulto e estresse.

Então ela vê o homem sentado ao seu lado, que está bem acima das expectativas. Nate Phelan tem cabelos escuros, olhos azuis e um charme deliciosamente definido, ao qual Izzy não consegue resistir. A conexão entre eles é inegável. Izzy nunca foi de acreditar em destino, mas agora acredita.

Apenas noventa segundos após a decolagem, o avião cai no rio Missouri.

A vida deles muda. Eles mudam. Nate segue carreira militar enquanto Izzy descobre seu caminho na política. Apesar de alguns encontros improvavéis ao longo dos anos, o momento nunca parece certo para que eles de fato tentem um relacionamento.

Mas um reencontro de alto risco os espera no Afeganistão, onde Nate está encarregado de proteger a vida de Izzy.

Ele fará qualquer coisa para mantê-la segura. E tudo para conquistar seu coração.



Tempestades do sul

Há algumas cenas que me deixaram com um misto de revolta e indignação, me fazendo refletir em como existem pessoas ruins nesse mundo e que são capazes de qualquer coisa para "livrar a própria barra". Por outro lado, também mostra como há pessoas com um coração enorme e que são capazes de perdoar.

Brittainy Cherry
SINOPSETudo o que Kennedy queria era fugir. Fugir de um casamento fracassado e sem amor, cheio de traumas e mágoas. E é na pequena cidade de Havenbarrow que ela busca um recomeço. Ao lado da irmã, ela acredita que finalmente está em paz para passar por seu processo de cura.

O que ela não imaginava era que acabaria caindo logo de cara nos braços do sujeito considerado a ovelha negra da cidade. E o pior, eles já se conheciam de um passado muito remoto. Jax e Kennedy frequentaram o mesmo acampamento de verão quando eram mais novos, mas os dois não se viam fazia muito tempo. Hoje, são duas pessoas completamente diferentes.

Um homem frio, com um passado sombrio, Jax é um cara bem diferente do jovem que Kennedy um dia conheceu. Só que ninguém imagina que até a ovelha negra da cidade precisa de um ombro amigo em algum momento. Por trás de toda aquela pose de bad boy de Jax, existe um enorme coração, que já sofreu muito.

Quando o passado dos dois volta para assombrá-los, eles se dão conta de que precisam encarar de frente a tempestade que os espera.



Lugar feliz

Gostei muito de ver esse desenvolvimento da personagem, afinal, quantas vezes algo acontece em nossa vida e nos faz refletir sobre diversas situações e até mesmo sobre nós mesmos? A maneira como Emily trouxe isso através das suas palavras, me conquistou de um jeito único.

Emily Henry
SINOPSEHarriet e Wyn são o casal dos sonhos desde a faculdade ― eles sempre foram perfeitos juntos, como sal e pimenta, mel e chá, queijo e goia­bada. Só que agora ― por razões sobre as quais não conversam ― eles não combinam mais.

Faz cinco meses que Harriet e Wyn terminaram, e ainda não contaram aos seus melhores amigos.

Assim, continuam dividindo o maior quarto da casa no Maine onde sua turma de amigos passa férias há uma década. Todo ano, por uma semana vibrante e colorida, eles dão uma pausa na rotina e vão beber vinho, se empanturrar de queijo e frutos do mar e curtir a praia com as suas pessoas favoritas.

Só que este ano Harriet e Wyn estão mentindo na cara dura enquanto tentam disfarçar que ainda se querem desesperadamente. Porque a casa no Maine está à venda, e esta é a última semana que os amigos terão para ficar juntos no paraíso. Harriet e Wyn não querem estra­gar as férias, então fingem que está tudo bem. Ela vai continuar sendo a médica-residente motivada que jamais começa uma briga, e ele, o cara charmoso e descontraído que nunca deixa transparecer os problemas.

É um plano infalível ― se você olhar bem de lon­ge e com óculos de sol com manchas de protetor solar nas lentes. Depois de anos apaixonados, não deve ser tão difícil fingir por apenas uma semana, na frente das pessoas que conhecem os dois como ninguém… certo?



Coisas que aprendemos pelo caminho

Gostei muito de como a autora trabalhou todos os contextos e os deixaram completamente conectados. Conseguimos perceber o quanto a humanidade evoluiu em muitos aspectos, mas também percebemos que, muitas vezes, a mudança está em nós mesmos. Basta enxergarmos isso.

Sara Goodman Confino
SINOPSEDuas mulheres, separadas por gerações, fazem uma viagem a um lugar do passado... E o que encontram é transformador Quatro anos após se casar, Jenna é pega de surpresa quando o marido pede o divórcio. 

Com tempo livre e sua vida em transformação, ela concorda em acompanhar sua excêntrica avó, Evelyn, em uma viagem de carro até a cidade litorânea onde grande parte da família cresceu. Durante a viagem, Evelyn conta a história do romance adolescente cheio de obstáculos que conquistou seu coração há mais de setenta anos e mudou o rumo de sua vida. Ela insiste que o retorno à cidade natal não tem nada a ver com isso, apesar de falar muito sobre Tony, seu primeiro amor – inesquecível e proibido. Ao chegar lá, Jenna conhece Joe, o atencioso sobrinho-neto de Tony. 

A nova amizade e a brisa do oceano lhe dão a confiança e distância necessárias para começar a superar a dor de um casamento desfeito. À medida em que os segredos e verdades do passado de Evelyn se desdobram, Jenna se depara com um novo lado da avó e, principalmente, de si mesma, que ela nunca soube que existia. 



De repente adulta

No começo temos uma personagem que não sabe muito bem o que ela quer da vida. Mesmo com seus 30 e poucos anos, ela ainda não conseguiu encontrar seu lugar no mundo e eu gostei disso na trama, afinal, quando somos mais jovens, imaginamos que com essa idade estaremos com uma carreira estável, com uma vida perfeita, mas nem sempre é assim.

Sarah Turner
SINOPSE: Be
th nunca se prendeu a nada. Ela largou mais empregos e relacionamentos do que é capaz de lembrar e ainda dorme em seu quarto de infância na casa dos pais. Não que ela não queira crescer ― é que, até agora, o único compromisso que conseguiu estabelecer foi com os drinques de sexta-feira no pub de sempre.

Mas então, de repente, o mundo de Beth muda. Sua irmã e seu cunhado sofrem um grave acidente de carro, e Beth agora é a guardiã legal da sobrinha adolescente e do sobrinho pequeno, e se vê em um mundo desconhecido de canções de ninar, reuniões escolares e elefantes fofinhos. Como nunca foi responsável por ninguém ― nem por coisa alguma ―, não demora muito para que Beth se sinta totalmente perdida.

E se ela simplesmente não estiver à altura da tarefa?

Com a ajuda do seu melhor amigo, Jory (só amigo mesmo, é claro...), e de Albert, o vizinho adorável e solitário, Beth está determinada a não desistir dessa vez. Chegou a hora de virar adulta.



O pequeno caderno das coisas não ditas

Com toda delicadeza e cuidado com a vida de cada um dos personagens, mostrando suas vulnerabilidades e nos fazendo refletir do quanto estamos dispostos a mostrar o nosso verdadeiro eu para o mundo. O quanto estamos dispostos a criar novos laços, novas conexões. O quanto podemos "sair da linha" para viver melhor experiências de nossas vidas.

Clare Pooley
SINOPSEUm caderninho verde, seis estranhos e uma amizade inesperada ― quem sabe até amor...Julian Jessop, um artista excêntrico e solitário, acredita que as pessoas não são realmente honestas umas com as outras. Mas e se fossem?

Então ele escreve a verdade sobre a própria vida em um caderno verde e o deixa no café do bairro. O local é administrado pela organizada e eficiente Monica, que furtivamente adiciona sua história e deixa o caderno no bar de vinhos do outro lado da rua. Em pouco tempo, as outras pessoas que se deparam com o caderno acrescentam suas verdades mais íntimas ― e acabam se encontrando pessoalmente no café da Monica.

Os personagens de O pequeno caderno das coisas não ditas ― incluindo Hazard, o viciado charmoso que faz a promessa de ficar sóbrio; Alice, a fabulosa mãe influenciadora cuja vida real é muito menos perfeita do que parece online; entre outros ― são peculiares e engraçados, devastadoramente tristes e dolorosamente reais.



Doce como você

Quantas vezes não duvidamos de nós mesmos? Principalmente quando algumas pessoas dizem que somos de determinado jeito, plantando aquela "sementinha" em nossa mente, fazendo com que duvidemos da nossa verdadeira essência. Isso, é claro, diz muito mais sobre a outra pessoa.

Kate Canterbary
SINOPSE
Quando a avó postiça de Shay Zucconi morreu, deixou para ela uma fazenda de tulipas, porém sob duas condições.

A primeira delas: Shay precisaria se mudar para a pequena cidade de Amizade, em Rhode Island. A segunda e mais problemática (já que o noivo de Shay acabou de cancelar o casamento): ela teria que encontrar um novo marido em um ano. Casamento é a última coisa que Shay deseja neste momento, mas ela fará o que for preciso para salvar o único lar verdadeiro que já teve.

Noah Barden, o charmoso fazendeiro do lugar, amava Shay Zucconi no colégio. Não que ele tenha contado a ela na época... Ele era muito tímido e deslocado, bem diferente dos caras “legais”, para ter coragem de convidar a garota linda e popular para sair. Quase uma vida inteira depois, Noah cria sozinho sua sobrinha e está muito ocupado administrando os negócios da família.

Neste momento, essa velha paixão é mais uma coisa perdida em suas memórias... Até Shay retornar à cidade onde passou a adolescência e virar tudo de cabeça para baixo.

Postar um comentário