Resenha | Recalculando a rota, de Aimee Oliveira

sexta-feira, 26 de julho de 2024

 O trabalho e os estudos já ocupa uma grande parte de sua rotina, certo? Mas imagina que, além disso, você precisasse lidar com seu ex-namorado vivendo na mesma casa que você?

Aimee Oliveira


Vivian, nossa personagem, é cheia de sonhos. Batalha diariamente para conseguir dinheiro suficiente para realizar esses sonhos e apesar da rotina completamente puxada, ainda assim, ela acha que não é o seu melhor; que não é suficiente.

Só que além de lidar com todas essas questões internas, ela ainda precisa lidar com os sentimentos conflitantes que tem pelo seu ex-namorado e o pior: ele mora na casa acima da dela, mas, depois de um acidente de moto, ele vai passar alguns dias (ou seriam meses?) em sua casa até se recuperar.

E é nesse momento que Vivian sabe que não vai dar conta de tudo. Ela precisará de muita música boa, amizades para se manter estável e viver intensamente todos os momentos de sua vida.

Aimee Oliveira

Em Recalculando a Rota, vemos uma personagem bem determinada e que não desiste de seus sonhos. Ela faz o possível para dar conta de sua rotina agitada e tenta manter seus sentimentos em ordem, afinal, não há mais nada que ela possa fazer.

E eu gostei de acompanhar isso porque retrata muito a nossa sociedade, onde precisamos trabalhar, estudar e ainda manter uma vida social. É uma rotina atribulada, mas que precisa de um bom malabarismo para conseguir dar conta de tudo e não surtar.

Mas você já imaginou o que faria no lugar de Vivian com relação ao ex? Porque, confesso, eu não saberia lidar com toda essa situação. Acho que ele já ser vizinho é algo enorme, imagina vivendo dentro de sua própria casa e ter um vínculo enorme com sua família?

Isso foi bem desenvolvido ao longo dos capítulos, pois fica perceptível o quanto Vinícius tem um carinho com toda a família de Vivian e o quanto os sentimentos dela ainda são fortes por ele, e em diversos momentos a gente começa a se questionar o motivo da separação deles.

Ao longo da trama, vamos conhecendo mais sobre essa personagem, sua vida e seus dilemas e realmente entendemos como tudo chegou até aquele ponto. Tudo foi descrito de uma maneira singela e sem grandes detalhes, mas que completou toda a trama da sua própria maneira.

Gostei do livro, de como as coisas aconteceram, mas senti falta de uma profundidade maior em certos momentos, sabe? Senti que, se alguns momentos tivessem sido mais explorados, teria provavelmente ficado ainda mais apaixonada pela jornada dessa personagem cheia de opiniões fortes.

Recalculando a Rota é aquela obra para ser lida em um dia, pois é um livro leve, divertido e fácil de se envolver com toda a trajetória da personagem. Um livro perfeito para curar qualquer ressaca literária e que nos mostra que devemos sempre lutar por aquilo em que acreditamos e não desistir nunca de nossos sonhos.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.

Aimee Oliveira
Título original: Recalculando a rota
Escritora: Aimee Oliveira
Editora: Plataforma21
Páginas: 244
Ano: 2024
Gênero: romance contemporâneo / literatura nacional
Classificação: +16 anos

SINOPSE
No Subúrbio do Subúrbio do Rio de Janeiro, Vivian faz de tudo para ser sua melhor versão. Como a maioria das jovens adultas da periferia, ela se divide entre o trabalho, os estudos e inúmeros sonhos. Mas, com diversas dificuldades pelo caminho, muitas vezes sente que mesmo seu melhor não é suficiente. Não bastassem a falta de grana e os perrengues diários, ela ainda tem uma bomba-relógio para lidar: os sentimentos pelo ex-namorado.

E isso só piora quando o rapaz vai parar no hospital por causa de um acidente de moto – mais um para a lista, diga-se de passagem –, coisa que Vivian tanto temia quando estavam juntos. A cereja do bolo da situação toda é a família da jovem decidir, então, acolhê-lo para ajudar na recuperação.

A “casa das cinco mulheres”, composta pela família de Vivian – com a mãe, a avó, a irmã e a pequena Mixi, sua sobrinha –, passa então a ter esse convidado indesejado, pelo menos para nossa protagonista. E é aí que Vivian tem certeza de que não vai dar conta. Se, além da rotina atribulada, ela ainda tiver que lidar com questões do passado, sentimentos não superados e provocações do ex-namorado, sua rotina vai ser mil vezes mais difícil.

Mas, como dizem, o fundo do poço tem mola, e essa situação tão incômoda também se torna o maior impulso para que Vivian redescubra o próprio universo, seja nas conquistas profissionais a que aspira, nas amizades verdadeiras que quer cultivar ou na liberdade que pode aprender a se permitir. Tudo isso regado a boa música na cabeça e bom samba nos pés.

E se, no meio disso tudo, o coração de Vivian ainda bate tão rápido quanto Vinícius pilota uma moto quando eles se encontram... algo mais ainda poderá acontecer, ou renascer, para essa jovem mulher que está descobrindo o próprio poder.

Postar um comentário