Resenha | A magia que nos pertence, de Fernanda Nia

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

 Já imaginou ter que enfrentar um algoritmo de redes sociais, que ganhou vida por magia, e está prestes a destruir muitas coisas?

Fernanda Nia


Em "a magia que nos pertence" nós vamos conhecer Amanda, uma personagem que está no ensino médio e trabalha ajudando pessoas a resolverem problemas mágicos. 

Apesar de não se sentir boa o suficiente com feitiços, ela acredita que tudo pode ser resolvido com "jeitinho" e quando descobre que Diego, seu antigo parceiro de serviços, está em busca de uma criatura estranha, um algoritmo de redes sociais que ganhou vida, ela sabe que é a oportunidade perfeito para ajudá-lo e até mesmo, quem sabe, resolver o passado conturbado dos dois.

Por outro lado, conhecemos Madu, a prima de Amanda, a qual é o completo oposto. Madu tem um segredo: ela consegue espiar os segredos das pessoas com quem divide uma refeição e nunca contou isso para ninguém. Ela não sabe como dividir essa informação e o que iriam pensar dela.

E quando Amanda se envolve nesse mistério com Diego e a irmã dele, Alicia, alguém que Madu não consegue desvendar seus segredos, mas acredita que está mentindo, ela terá que se envolver completamente nessa nova missão para que nada de ruim aconteça para sua prima e ninguém.

Só que o que nem Madu e nem Amanda esperavam era que, no meio dessa jornada, elas fossem acabar descobrindo muito além dos segredos.

Fernanda Nia

Desde que li "nosso lugar entre cometas", outro livro da Fernanda Nia, fiquei realmente encantada com sua escrita e a forma de apresentar todos os personagens e a trama. Com esse lançamento, não foi diferente.

Aqui, acompanhamos uma narrativa em duas perspectivas, intercalada entre Amanda e Madu, e conseguimos vivenciar seus sentimentos, conflitos internos e inseguranças por tudo que elas tem vivenciado. E, além disso, ao longo da trama conhecemos bastante também sobre os personagens secundários, Diego e Alicia.

A autora soube trabalhar muito bem todos os pontos, fazendo com que a leitura ficasse envolvente e fluída, nos aventurando em diversas aventuras com os personagens, desvendando todos os segredos e mistérios de um passado mal resolvido e apresentando uma boa pitada de magia que fez com que a leitura ganhasse um toque ainda mais especial.

Além de todos esses pontos, o que me deixou ainda mais apaixonada por essa fantasia urbana é que toda a trama se passa no Rio de Janeiro, ou seja, temos cenários cariocas e você começa a imaginar todo aquele algoritmo ganhando vida em lugares conhecidos, sabe? Isso me envolveu ainda mais!

E é claro que o romance também tem seu toque extremamente especial. Ele foi desenvolvido aos pouquinhos, o que me conquistou bastante, e ainda trouxe uma trama repleta de representatividade, com personagens divertidos, carismáticos e que souberam lidar perfeitamente com diversas questões em suas vidas.

Então, "a magia que nos pertence" é um livro nacional que vale muito a pena dar uma chance. Uma história que mostra que a magia está muito além do que esperamos e ela pode ser uma grande transformadora em nossas jornadas.


Compre na Amazon — clique aqui.

Fernanda Nia
Título original: a magia que nos pertence
Escritora: Fernanda Nia
Editora: Plataforma21
Páginas: 424
Ano: 2024
Gênero: fantasia / jovem adulto
Classificação: +12 anos

SINOPSE
Amanda nem se formou no ensino médio, mas já trabalha ajudando clientes desesperados a resolverem seus percalços mágicos. Escondendo que nunca foi muito boa com feitiços, ela resolve tudo na conversa e no “jeitinho”. Quando descobre que Diego, seu antigo parceiro nos serviços, está atrás de uma estranha e valiosa criatura – um algoritmo de redes sociais que ganhou vida por magia –, Amanda não perde a oportunidade de se juntar à busca. Mesmo que isso signifique ter que lidar com os sentimentos mal resolvidos do passado conturbado dos dois… Madu é o completo oposto da prima Amanda: prova disso é que nunca contou a ninguém que pode espiar os segredos das pessoas com quem divide uma refeição. O estranho é que, quando Amanda aceita fazer um trabalho para Alícia, Madu não consegue descobrir muito mais – só sabe que Alícia está mentindo. Querendo proteger a prima cabeça-dura, Madu embarca na missão de desmascarar a garota misteriosa. Só não esperava se afeiçoar tanto a ela… Em um Rio de Janeiro onde a magia se cria com memórias, e histórias estranhas são apenas normais, Amanda e Madu vão se unir a Diego e Alícia para ajudar a solucionar o mistério que os envolve. Entre festas animadas, criaturas estranhas e passados obscuros, os quatro descobrirão que não há melhor magia que poder contar um com o outro.

Postar um comentário