Ingressar na faculdade é como virar uma chavinha em nossa vida, né? Exatamente isso que vai acontecer com Jenna, nossa personagem principal.
A trama já começa de uma maneira inusitada: Monty, namorado de Jenna, pede para que eles mantenham um relacionamento aberto durante o período em que ela estiver na faculdade.
Inicialmente, ela não aceita essa sugestão dele, afinal, ele não aguentaria ficar alguns dias sem vê-la? Mas, sem querer perdê-lo, ela acaba aceitando embarcar nessa relação à distância e tenta não se culpar pela sua decisão.
Só que ao se aproximar de Ross, um dos amigos da sua colega de quarto, ela começa a perceber que ele está fazendo com que seu coração bata um pouco mais descompassado. Então, com relacionamento aberto, tudo bem ela passar um tempo mais com ele, dividindo algumas coisas de sua vida e até mesmo o apartamento, certo?
E serão apenas poucos meses até ela voltar para casa e acertar sua relação com Monty, já que ela ainda não tem certeza se quer continuar no curso em que escolheu, não sabe se isso é realmente o que quer para sua vida. Mas o que Jenna não esperava era que muitas coisas fossem acontecer em sua vida e a fizesse enxergar além do esperado.
"Antes de dezembro" é o primeiro livro da série Meses Ao Seu Lado e apesar de ser um livro jovem adulto, Joana Marcús foi além nessa trama, trazendo muitas questões nas entrelinhas como relacionamento abusivo, jornada de amadurecimento e busca por sua própria identidade.
Apesar de ser um calhamaço, a obra conseguiu fisgar a minha atenção desde a primeira página, pois tudo já começa com o namorado de Jenna pedindo um relacionamento aberto e a indignação vem junto com o sentimento que a personagem teve com esse pedido.
Toda a trama vai desenrolando aos pouquinhos. Acompanhamos a trajetória dela na faculdade, o círculo de amizade que ela desenvolveu, os sentimentos conflitantes, os altos e baixos de sua família, a busca por descobrir o que ela realmente quer para sua vida e o quanto o relacionamento dela é abusivo.
Inicialmente achei que a personagem não tinha percebido o tipo de relação que estava vivendo, afinal, quando se está em um relacionamento abusivo, a pessoa envolvida, muitas vezes, não consegue identificar os sinais. Mas, aos poucos, vivendo sua vida na faculdade, entendendo mais sobre a vida, ela percebe que aquilo não é o que ela quer.
Existem momentos do livro que tive que prender a respiração por conta de alguns acontecimentos envolvendo Monty e Jenna. A autora soube como trabalhar essa questão muito bem, mostrando todos os sinais de uma relacionamento tóxico e servindo de alerta para muitas mulheres que forem ler essa trama.
Então, apesar de ser um clichê gostosinho de ler, onde acompanhamos uma personagem se descobrindo e vivenciando o melhor momento da sua vida, ainda assim, existem todas essas camadas por trás de sua vida e que me deixou completamente envolvida com a narrativa.
A escrita da Joana Marcús é realmente muito boa. Ela apresenta tudo com uma riqueza de detalhes impecável, fazendo com que eu me sentisse parte da obra e estivesse assistindo uma série de televisão, sabe? Porque a avalanche de acontecimentos que acontece nesse livro, daria uma boa adaptação.
Para mim, "antes de dezembro" foi uma leitura muito boa. Um livro que me surpreendeu pelos temas abordados, me transportando para a minha adolescência e o final da obra deixou minha curiosidade aguçada em descobrir como o coraçãozinho de Jenna vai acabar.
Compre na Amazon — clique aqui.
Título original: Antes de diciembreEscritora: Joana Marcús
Editora: Plataforma 21
Páginas: 608
Ano: 2024
Gênero: jovem adulto
Classificação: +16 anos
SINOPSE
Para Jenna Brown, o primeiro ano de faculdade significa viver longe da família e dos amigos, além de enfrentar o mundo sozinha pela primeira vez. Seu namorado, Monty, foi claro: queria um relacionamento aberto e à distância. Jenna e Monty são livres para fazer o que quiserem, mas sabem que, acima de tudo, se amam. Então tudo bem se Jenna se aproximar de Ross e passar um tempo com ele, né? Afinal de contas, tudo vai voltar ao normal em dezembro, quando ela se reencontrar com Monty. Mas muitas coisas podem mudar até lá. Jenna terá que descobrir o que realmente quer para sua vida.
Postar um comentário