Resenha | Encontros em Nova York, de Anne-Sophie Jouhanneau

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

 Já imaginou viver uma noite mágica em Paris com alguém que você acabou de conhecer e aquele sentimento tomar conta de você e ter que esperar um ano para reencontrar essa pessoa?

Anne-Sophie Jouhanneau



Margot não consegue parar de pensar em Zach, um garoto norte-americano que estava em Paris e eles compartilharam uma noite mágica. No mesmo instante, borboletas começaram a surgir e eles se apaixonaram perdidamente. Para encerrar uma noite tão perfeita, um beijo e a promessa de que, se o universo quisesse, eles ficariam juntos daqui a um ano.

Após se formar no colégio, Margot se muda para Nova York e está pronta para encarar a sua nova vida agitada nessa cidade e também para reencontrar Zach. Um ano atrás, quando se despediram, marcaram um horário e ponto de encontro. Não trocaram telefones e nada porque se o destino quisesse, eles ficariam juntos.

Só que tudo muda na vida de Margot, pois ao chegar na cidade, além de ter que organizar o casamento de seu pai, ela arruma um emprego em um dos melhores restaurantes. A partir daí, ela vai começar a compartilhar muitos sentimentos e reflexões com Ben, um colega de trabalho, e é quando ela vai começar a questionar sobre os planos do universo.

Anne-Sophie Jouhanneau

Sabe aquela leitura leve, divertida e que te proporciona uma experiência maravilhosa? Essa sensação que "encontros em Nova York" me proporcionou.

Inicialmente, temos uma personagem que estava pronta para viver seu sonho de ir para Nova York e ter uma carreira incrível. Conhecer Zach, um norte-americano em Paris e viverem uma noite mágica, era como se tudo que ela estivesse almejando para a sua vida estivesse a um passo de acontecer.

Quando Margot se muda de país e tudo começa a acontecer em sua vida, a história foi ficando mais envolvente, pois em cada capítulo, era perceptível a perseverança da personagem em não desistir daquele que ela acreditava ser sua alma gêmea, mas nesse processo, ela acabou percebendo muitas coisas.

Margot é uma personagem que queria começar uma grande carreira em Nova York. Aos poucos, ela foi tentando mostrar seu potencial no restaurante que arrumou o emprego, mas também conhecendo mais sobre as pessoas que trabalhavam com ela, principalmente Ben.

Ah, o Ben... apesar dos capítulos serem todos narrados na perspectiva de Margot, ainda assim, Anne-Sophie Jouhanneau conseguiu transmitir muito bem todos os sentimentos que estavam surgindo entre os personagens e o jeito fofo que Ben lidava com todas as questões da Margot.

Ao longo da trama, a personagem foi amadurecendo e percebendo que ela estava presa em um acontecimento de algumas horas. Era como se tudo que ela vivenciou um ano antes tivesse determinado toda sua jornada e tudo aconteceria do jeito que ela imaginava, mas a vida não é assim. A vida muda constantemente e nos surpreende quando menos esperamos.

E isso foi o que mais gostei da leitura, sabe? Ver a personagem "abrindo os olhos" para as possibilidades que estavam bem ali na sua frente, vivendo tudo que tinha desejado por tanto tempo e se reencontrando nesse caminho. Mesmo que tudo tenha sido diferente, ainda assim, sua jornada foi construída da melhor maneira.

Mas não posso negar que em alguns momentos fiquei um pouquinho irritada com algumas decisões da personagem. Ela estava vivendo tanto o seu próprio mundo, vivendo tudo que ela acredita ser certo, que acabou deixando de lado muitas coisas e até magoando pessoas em seu caminho. Mas, por outro lado, entendo algumas de suas atitudes, afinal, quem nunca demorou para enxergar aquilo que não queríamos acreditar?

Então, "encontros em Nova York" é um livro jovem adulto, que mostra os sentimentos do primeiro amor, amadurecimento e a incerteza do destino. Um livro que conquista muito por vários momentos fofos e o final deixa o coração quentinho.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.

Anne-Sophie Jouhanneau
Título original: French kissing in New York
Escritora: Anne-Sophie Jouhanneau
Editora: Alt
Páginas: 288
Ano: 2024
Gênero: jovem adulto
Classificação: +13

SINOPSE
Margot não consegue parar de pensar em Zach, o garoto norte-americano sonhador que ela conheceu em uma noite mágica em Paris. Em um instante, eles se apaixonaram perdidamente e terminaram a noite com um beijo e uma promessa: se o universo quisesse que eles ficassem juntos, o destino encontraria uma maneira.

Um ano mais tarde, após se formar no colégio, Margot acaba de chegar em Nova York e está pronta para arregaçar as mangas e entrar de vez no movimentado cenário de restaurantes nova-iorquinos, comemorar o casamento de seu pai... e reencontrar Zach. Mas muitas coisas podem acontecer em um ano, e as promessas feitas à sombra da Torre Eiffel parecem diferentes sob o brilho neon da Times Square.

Entre encontros e desencontros, Margot conta com a ajuda de Ben, um dos gentis funcionários do restaurante em que começa a trabalhar, para encontrar o garoto que roubou seu coração um ano atrás. Ela está convencida de que encontrou sua alma gêmea naquela noite em Paris... mas e se o universo tiver um plano diferente? Afinal, tudo é possível em Nova York, especialmente o amor.

Postar um comentário