Resenha | Ontem à noite, de Mhairi McFarlane

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

 A vida pode mudar como num piscar de olhos, né? E é exatamente essa sensação que "ontem à noite" proporciona.

Mhairi McFarlane



Nessa história, vamos conhecer Eve, Justin, Susie e Ed. Quatro amigos desde a época da adolescência e agora, com mais de 30 anos, se reúnem toda quinta-feira para a noite de jogos e compartilhar um pouquinho de suas vidas.

Só que algo acontece que muda completamente a vida desses amigos. E à medida que essa tragédia toma conta de cada um deles, muitos segredos são revelados e muitas dúvidas vão começar a surgir.

E para que tudo volte a ser como era antes, ou ao menos um pouquinho, muitas coisas irão acontecer nessa jornada.

Mhairi McFarlane

"Ontem à noite" é um livro que já começa com um grande impacto, pois logo nos primeiros capítulos, Mhairi McFarlane já apresenta uma carga emocional, que deixou meu coração apertadinho.

Mas, ao mesmo tempo que tem esse grande acontecimento e que determina todo o rumo da história, ela também apresenta outras questões nas entrelinhas, mostrando momentos de superação, de se reencontrar no meio da jornada, que apesar de um trágico acontecimento, isso pode mudar nossa vida de diversas formas.

Com a narrativa em primeira pessoa e na perspectiva de Eve, o leitor consegue acompanhar toda a sua trajetória, tudo que o luto causou em sua vida, como ela lidou com os segredos revelados e com as consequências de suas atitudes.

E isso me deixou bem comovida em muitos momentos, afinal, Eve é uma personagem que parecia perdida no começo do livro, mas que, aos poucos, foi descobrindo mais sobre si e o que queria para sua vida. Abriu os olhos para muitas outras coisas e percebeu que a vida vai além da barreira que ela mesma determinou em sua vida, sabe?

Esse foi um ponto de que gostei muito nesse livro, assim como a autora também trabalhou muito bem os personagens secundários. Todos os acontecimentos estão interligados com esses amigos, então explorar um pouquinho sobre cada um deles foi essencial para a trama.

Uma coisa que gostei muito de ter sido explorada, mesmo que nas entrelinhas, foi a questão de relação tóxica. E não estou falando apenas de relacionamento amoroso, afinal, isso não é algo que ronda apenas um casal, mas também pode vir de um grupo de amigos, de familiares, de qualquer pessoa.

É perceptível que a autora quis mostrar muitas dessas questões e isso acabou me conquistando bastante porque é uma história que vai além do luto. Uma história que aborda perfeitamente muitas questões de nossas vidas e que, muitas vezes, não conseguimos dar um fim ou só percebemos depois de algum acontecimento.

Apesar de ter gostado muito do livro, senti falta apenas da autora ter explorado um pouco mais a questão do romance. Como falei, é um livro que fala sobre luto e amizade, mas o relacionamento que surgiu ao longo dos capítulos foi bem interessante e queria que esse momento tivesse uma profundidade maior, principalmente quando ambos abrem o coração e contam sobre situações do passado.

Então, "ontem à noite" foi uma leitura muito boa. Um livro que traz muitas camadas, mostra que segredos não duram para sempre e que mesmo com a dor da perda de alguém, devemos aprender a seguir em frente e não deixar que isso nos impeça de ser feliz.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.

Mhairi McFarlane
Título original: Last night
Escritora: Mhairi McFarlane
Editora: Harlequin
Páginas: 368
Ano: 2024
Gênero: romance / drama
Classificação: 16+

SINOPSE
Eve, Justin, Susie, e Ed são amigos desde a adolescência. Agora na casa dos 30 anos, suas histórias estão cada vez mais interligada, os encontros de quinta-feira são sagrados, Eve e Susie se falam todos os dias, a língua de Justin está mais afiada do que nunca e Eve ainda é secretamente apaixonada por Ed. Talvez ela devesse ter seguido em frente, mas não consegue parar de imaginar o que poderia ter sido. E sabe que Ed também pensa nisso.

Mas, de repente, tudo o que Eve dava como certo acaba.

Depois de uma noite trágica, Eve não só vai ter que aprender a lidar com um buraco em seu peito do tamanho de sua pessoa favorita, mas também, à medida que os segredos do grupo são revelados, vai começar a questionar se realmente conhece seus amigos tão bem assim.

Para desatar o nó de ressentimentos e mágoas, ela talvez tenha que embarcar numa busca em companhia de alguém com quem nunca esperava contar.

Postar um comentário