Retornar para o mundo dos Jogos Vorazes é sempre uma nostalgia, mas, ao mesmo tempo, traz muitas emoções com tantas coisas terríveis que acontecem ao longo dos capítulos.
Em “amanhecer na colheita”, vamos conhecer melhor a história de Haymitch. É a quinquagésima edição dos Jogos Vorazes, dia de seu aniversário, e o medo toma conta dele e de todos os distritos de Panem. Esse ano, diferente dos outros massacres, o dobro de tributos será levado de suas casas.
No Distrito 12, Haymitch está tentando não pensar nas suas chances de ser sorteado. Ele só quer sobreviver a esse dia e passar um tempo com a garota que ama. Só que, infelizmente, muitas coisas acontecem no momento da colheita e seus sonhos acabam desmoronando.
Ele é separado da família e da namorada e enviado para a Capital com outros três tributos do seu distrito. Apesar de serem bem diferentes um do outro, eles vão precisar encontrar forças e se unir para conseguir sobreviver o máximo possível na arena. E é a partir daí que muitas coisas irão acontecer.
Jogos Vorazes fez parte da minha adolescência. Lembro que, quando li, fiquei completamente imersa no universo que a Suzanne Collins criou e muitas emoções foram surgindo em cada novo livro.
Quando li “a cantiga dos pássaros e das serpentes” que conta a história do presidente Snow, deu para entender um pouco mais de suas atitudes e o porquê de tudo isso. Mas, ainda assim, é difícil acreditar que alguém pode ser tão cruel a ponto de colocar pessoas em uma arena para matarem um aos outros.
Agora aqui, em “amanhecer na colheita”, já conhecemos Haymitch das outras obras da trilogia, porém, conseguimos entender perfeitamente como era a sua vida no Distrito 12, com a sua família e com a garota que ele amava.
A autora descreveu todos os acontecimentos de uma maneira que me deixou totalmente imersa novamente nesse universo, me transportando para todos os acontecimentos da arena, fazendo com que eu sentisse aflição em diversas situações e segurasse a respiração para o que viria a seguir.
Haymitch passou por muitas coisas quando estava na arena. Ele acabou percebendo que tudo estava armado para o seu fracasso, mas fez o possível para transformar essa situação e lutar contra a Capital, contra os jogos e foi a partir daí que seu ódio por Snow e todos que apoiavam essa atrocidade se intensificou.
E a cada novo livro dessa saga, fico realmente chocada da forma como a autora consegue nos transportar para um cenário fictício, mas que, ainda assim, proporciona diversas emoções e não dá vontade de parar de ler para saber como tudo irá acabar. Nesse livro, mesmo sabendo que tudo ficaria bem para Haymitch, ainda assim, descobrimos o porquê de algumas de suas atitudes com Katniss e Peeta durante seus jogos.
Para mim, Haymitch foi extremamente corajoso em muitos momentos. Apesar de ele mesmo imaginar que todos olhavam para ele como o babaca do Distrito 12, ainda assim, ele fez o possível para sobreviver aos acontecimentos chocantes e marcantes da arena, assim como lutou para enfrentar a realidade após sair da arena. Isso tudo só mostrou a sua força e moldou completamente o seu futuro, fazendo com que ele tivesse medo de se afeiçoar a algum tributo após se tornar mentor e se escondendo atrás das bebidas.
Para quem nunca leu ou assistiu, vai entender perfeitamente todo o contexto desse livro. Apesar de “amanhecer na colheita” ter muitas referências de outras obras, ainda assim, dá para conhecer essa trama sem saber nada dessa história. Mas para quem, assim como eu, ama esse universo criado pela Suzanne Collins, vai ficar completamente imerso nessa leitura.
COMPRE NA AMAZON — clique aqui.
Título original: Sunrise of the reapingEscritora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 448
Ano: 2025
Gênero: distopia
Classificação: 14+
SINOPSE
Ao amanhecer do dia da colheita da Quinquagésima Edição dos Jogos Vorazes, o medo toma conta dos distritos de Panem. Nesse ano, em comemoração ao Massacre Quaternário, o dobro de tributos será levado de suas casas.
No Distrito 12, Haymitch Abernathy está tentando não pensar muito nas suas chances de ser sorteado – só quer sobreviver ao dia e passar um tempo com a garota que ama.
Mas, ao ser escolhido, todos os sonhos de Haymitch desmoronam. Ele é separado da família e da namorada e enviado para a Capital com outros três tributos do Distrito 12: uma menina que considera quase uma irmã, um rapaz viciado em calcular chances e apostas, e a garota mais arrogante da cidade.
Conforme os Jogos se aproximam, Haymitch compreende que está tudo armado para o seu fracasso, mas parte dele deseja lutar... e deseja também que essa luta reverbere muito além da arena mortal.
Postar um comentário